Conheça as duas armadilhas que impedem o êxito profissional
Muitas empresas fracassam, a questão é conhecer os motivos. De acordo com uma palestra TED de Knut Haanaes, da BCG, elas frequentemente fazem mais do mesmo em vez de promover o novo. Para ele, um verdadeiro aumento qualitativo é possível mediante o equilíbrio da exploração e aproveitamento.
Desenvolvido por Jim March, o conceito de exploração consiste em imaginar o novo, buscar e descobrir novos produtos e inovações. Enquanto isso, o aproveitamento significa tomar conhecimento do que temos e melhorá-lo. E ainda que não seja arriscado a curto prazo, será ao longo prazo se apenas se aproveitar.
“Se temos uma perspectiva de longo prazo, será melhor explorar. Mas a curto prazo é melhor aproveitar. As crianças exploram todos os dias, mas à medida em que envelhecemos, exploramos menos, porque temos mais experiência aproveitando. O mesmo ocorre com as empresas, que se tornam menos inovadoras à medida que se tornam mais competentes”, disse Haannaes.
Deste modo, são os diretores gerais quem mais se questionam sobre o processo. Vários se perguntam como é possível dirigir e redefinir o negócio ao mesmo tempo, e como ter certeza que a empresa pode mudar antes que esteja obsoleta ou entre em crise.
Para Haannaes, não é fácil explorar e aproveitar ao mesmo tempo. É por isso que, segundo estudos, apenas 2% das empresas conseguem fazer ambas as coisas de forma paralela e efetiva. O especialista menciona casos como Nestlé com a Nespresso, Lego e seus filmes, e a Toyota com os híbridos.
Existem duas armadilhas principais que impedem explorar e aproveitar ao mesmo tempo de maneira efetiva:
A busca perpétua. Nesta fase se descobre algo, mas não há paciência ou determinação para consolidá-lo ou fazer funcionar. No lugar de seguir com isso, cria-se algo novo. Por fim, este círculo continua se repetindo, impedindo que a ideia seja materializada.
O sucesso. A segunda armadilha consiste em permanecer o sucesso imediato, sem prosseguir com mudanças. Isso acontece muitas vezes com empresas que estão se saindo muito bem, mas permanecem nessa rotina, sempre fazendo o mesmo, que se supõe dar um sucesso garantido. Bill Gates disse: “O sucesso é um péssimo professor. Nos faz acreditar que não podemos falhar”. Esse é o desafio com o sucesso.
Haannaes também se refere às lições que profissionais e executivos devem aprender:
Sair da crise. Aqui se menciona Netflix, sempre apostando em algo novo, inovando.
Pensar em escalas de tempo. Às vezes as empresas não dedicam todo o tempo e custo, mas isso pode mudar um planejamento para estabelecer aumento com o passar dos anos.
Atrair talento. Ninguém consegue sozinho, assim como se rodear da melhor equipe é indispensável.
Ser cético com o sucesso. “Talvez seja útil pensar nas antiguas marchas triunfais dos romanos, quando os generais depois de uma grande vitória eram celebrados. Ao entrar em Roma montados no carro triunfal, iam sempre acompanhados por alguém que sussurrava em seu ouvido: “Lembre-se que és apenas um homem”.
Qual foi a última vez que você explorou algo novo? Que tipo de efeito isso teve sobre você? Existe algo que você deve fazer?