Inbound Marketing
Entenda afinal o que é Inbound Marketing, e saiba tudo o que ele pode fazer por sua empresa!
O Marketing da atração
O que é melhor: entrar sem ser convidado ou receber o convite e só então entrar na casa de alguém? Certamente você respondeu que prefere receber um convite antes de entrar. Este é o principal papel do Inbound Marketing, atrair pessoas a ponto delas desejarem te conhecer melhor.
Inbound Marketing o Encantador de Pessoas
O Inbound Marketing utiliza ferramentas com a intenção de atrair e ao final encantar pessoas. Porém entre o ATRAIR e o ENCANTAR há um caminho a ser percorrido, e neste caminho o Inbound Marketing precisa ser implantado de forma correta.
Um público encantado, interessado e amigo da sua marca, é o resultado de uma ótima campanha de Inbound Marketing!
Seu Público-alvo de Portas Abertas para Você
Não é só sua empresa que precisa estar de portas abertas para o público, o público precisa abrir as portas de casa para você. Sim, você deve ser visto como aquele amigo bem vindo e desejado. Aquela visita agradável que sempre traz uma novidade e uma solução.
As Etapas do Inbound Marketing
A metodologia de Inbound Marketing é formada por uma sequência lógica de etapas fundamentais: atrair, converter, vender e encantar. A seguir irei explicar como cada uma funciona:
Atrair: Seja interessante, e ofereça conhecimento para o seu público-alvo. Aqui você terá um grande público (visitantes) com sede de informação e você será a água! A informação será oferecida a um grande número de pessoas, para que todos tenham a chance de te conhecer. Táticas para atrair visitantes: busca orgânica (SEO), links patrocinados, redes sociais.
Converter: Você já matou a sede de conhecimento, agora é hora de conhecer seu público. Quem realmente tem sede da SUA informação, quem poderá ter sede no futuro? Algumas ações serão capazes de avaliar isso, e com os resultados você terá informações preciosas para continuar sua tarefa de encantar pessoas. Aqui você já converteu seu público em leads! Táticas para conversão: landing pages, ofertas relevantes, CRO.
Relacionar: Nenhuma amizade se fortalece se não houver diálogo e confiança. Para se aproximar ainda mais do seu público e estreitar o elo que foi criado, nada mais prudente neste momento do que realizar ações personalizadas e que o seu público se sinta amparado. Táticas para qualificação dos leads: e-mail marketing, automação de marketing, nutrição de leads.
Vender: Vocês já são praticamente amigos íntimos! Seu público confia e já convidou você para entrar em casa. É hora de mostrar que você realmente é uma visita agradável e muito prestativa também! Quando estamos com quem gostamos, não queremos que essa pessoa se vá, este é o sentimento que o público terá em relação a você. E acredite, ele estará disposto a pagar um preço por isso!
Táticas para fechar vendas: alinhe equipe de marketing e vendas (inbound sales), qualificação de leads para vender seu produto às pessoas certas (lead scoring), CRM.
Táticas para fechar vendas: alinhe equipe de marketing e vendas (inbound sales), qualificação de leads para vender seu produto às pessoas certas (lead scoring), CRM.
Táticas para fechar vendas: alinhe equipe de marketing e vendas (inbound sales), qualificação de leads para vender seu produto às pessoas certas (lead scoring), CRM.
Analisar: Um dos grandes diferenciais do Marketing Digital é poder mensurar os resultados e comprovar o retorno do seu investimento. este é o momento de analisar cada etapa, verificar os gargalos e otimizar a sua máquina de vendas. Táticas para análise de resultados: web analytics, RD Station.
Encantar: Visitas agradáveis são sempre bem vindas, e nosso desejo é de que ela nunca se vá. É exatamente desta forma que seus clientes devem se sentir em relação à você, este é o resultado de uma campanha de Inbound Marketing. E ao final, você ainda será capaz de surpreender e encantar o seu cliente, mostrando sua permanente disposição em ajudar. Aqui você precisa tratar seu cliente como rei e oferecer para ele mais do que uma marca que produz conteúdo, mas uma marca com um propósito que ele admira e tem orgulho de fazer parte. Como fazer isso? Investindo em conteúdo que alimentem claramente o seu propósito.
Táticas para encantar o seu cliente: monitoramento de mídias sociais, pesquisa de satisfação, e-mail marketing, blog.
O que vai acontecer com minha empresa se eu aplicar o Inbound Marketing? Ao implantar o Inbound Marketing na sua empresa, você ganhará maior notoriedade na internet, gerando maior visibilidade aos seus negócios.
Você sabia que 90% das compras tem início na internet?
Sua empresa terá um aumento significativo no ROI (retorno sobre o investimento).
Cerca de 74% das empresas que implantaram o Inbound Marketing obtiveram um aumento do seu ROI, e este aumento geralmente é impulsionado pelo o aumento nas vendas.
Com a implantação do Inbound Marketing, sua marca passará a ser mais acessível e mais íntima do seu público-alvo.
Pesquisas afirmam que cerca de 60% do público criam maior empatia com a marca, após consumir um conteúdo da mesma.
O Inbound Marketing trabalha o relacionamento entre sua marca e o público, e com isso proporciona um conhecimento mais profundo sobre quem é, e o que realmente o seu público-alvo precisa.
Afinal, por que fazer o Inbound Marketing?
Você certamente deseja o sucesso do seu negócio, e para alcançá-lo implantou o marketing na sua empresa, e possivelmente até já tenha uma equipe, ou responsável por ele. Então por que fazer o Inbound Marketing se já trabalha com o Marketing tradicional?
Simples, o comportamento do público mudou, eles não são mais meros expectadores passivos, que ficam ansiosamente aguardando as novidades.
Estamos diante de uma grande transformação na forma de fazer negócios, e se sua empresa não se atualizar e se adequar às exigências desse novo perfil, corre o sério risco de você ver seu desempenho cair.
Os avanços tecnológicos trouxeram grandes mudanças no comportamento humano, e a forma de consumir também foi afetada, estar consciente dessas mudanças e trabalhar de acordo com elas é a única forma de sobreviver no mercado atual.
O Marketing Digital da sua empresa está gerando resultados reais?
Agende uma avaliação e descubra se a sua empresa está usando a internet e os hábitos de consumo a seu favor e entenda quais são os gargalos que estão impedido a sua empresa de crescer.
O que esperar da Consultoria de Inbound Marketing?
Orientar a organização de modo que se decida qual é o melhor caminho a ser seguido para atingir maiores e melhores resultados.
Desenvolvimento do planejamento anual onde estarão definidos, objetivos, metas, estudo de personas,plano de ação, KPI’s e cronograma de tarefas.
Realizar treinamentos, quando necessário, de modo a educar o time de marketing e vendas da empresa a utilizar e aplicar as estratégias e ferramentas adequadamente.
Acompanhar a implementação do plano de ação, enquanto que a própria empresa e as agências contratadas colocam em prática.
Alinhamento entre marketing e vendas para que aprendam a trabalhar em conjunto e desta forma potencialize os resultados.
Com uma consultoria parceira da sua empresa, ficará mais fácil crescer!
A principal característica de um consultor é o know how e o tempo de mercado em uma determinada especialidade, isso o torna uma guia para que a empresa siga o caminho mais assertivo e assim, atinja melhores e maiores resultados. As consultorias são focadas em inbound marketing e otimização de resultados digitais, porém, nossos clientes podem precisar de outros serviços e, por isso, fale com um especialista digital.
Se você tem interesse em introduzir um projeto de Inbound Marketing no seu negócio ou ainda melhorar os seus resultados, podemos te ajudar!