15 de dezembro de 2024

Growth Marketing: A Metodologia Para Crescimento Eficiente

Por admin

Conheça essa inovadora metodologia de marketing que vem ajudando muitas empresas a crescerem.

O growth marketing (marketing de crescimento) é uma metodologia para alavancagem de negócios. Pode ser aplicado por toda empresa que busca o crescimento ou lançamento de novos produtos.

O objetivo é crescer o negócio gastando o mínimo possível. As ações são sempre para testar estratégias de crescimento, focadas na aquisição e retenção de clientes e aumento das receitas.

A metodologia é orientada a experimentos: mínimo produto viável. Ou seja, define-se um objetivo (geralmente relacionado a um dos indicadores de desempenho), avalia possíveis pontos críticos de crescimento e realiza pequenos experimentos para validar por tentativas.

Existe uma estratégia de growth marketing em fazer tudo de forma rápida e gastando pouco. Por isso, ela se adapta muito bem em empresas menores, com orçamentos menores, porém com mais flexibilidade na execução.

Nesse artigo nós vamos apresentar essa estratégia que vem sendo muito adotada, apontar os seus benefícios e passar algumas orientações de como usá-la em sua empresa.

O que é growth marketing

O growth marketing é uma metodologia para crescimento rápido, de baixo custo e significativo, através da identificação e exploração, através de tentativas dos seus pontos críticos chamados experimentos.

Essa metodologia viabilizou o crescimento de várias empresas no mundo. Em comum, todas elas conseguiram transformar seus clientes em vendedores e, com isso, conseguiram um crescimento exponencial.

O growth marketing é também conhecido como “marketing de experimento” porque realiza experiências em pequena escala (mínimo produto viável) desses gatilhos de crescimento para validar a viabilidade.

Somente as hipóteses comprovadamente eficazes, através da análise de dados dos experimentos é que devem ser incorporadas na operação da empresa e se tornarem processos recorrentes e escaláveis.

Isso traz segurança e economia para as empresas. Pois evitam fazer investimentos no desenvolvimento, divulgação e distribuição de produtos e serviços sem potencial de crescimento comprovado.

Só merecem continuidade as ideias que tenham escalabilidade (crescimento recorrente), possam ser transformadas em processos (para evitar muitas ações manuais e imprevisibilidades) e que não demandem muito tempo nem recursos.

Cada ciclo no growth pode ser estruturado em quatro etapas:

análise: levantamento dos objetivos e metas de indicadores de desempenho a serem perseguidos e do histórico do que já funcionou e o que precisa ser melhorado;

ideação: análise de gatilhos de crescimento, mudanças em produtos e serviços, mudanças na divulgação, quebra de paradigmas para atender necessidades e desejos de clientes, até então, mal explorados ou desconhecidos;

priorização: avaliação dos experimentos com potencial de apresentar os melhores custo x benefícios;

testes: medidas rápidas e baratas para comprovar ou não o potencial de crescimento.

Após a execução de cada um desses ciclos, os resultados devem ser analisados e retornar para a primeira etapa para definir os novos próximos passos. Nesse processo, são acumuladas as experiências positivas e negativas, criando uma evolução de crescimento.

Growth marketing na prática

Criatividade e exploração

No growth marketing todos na empresa são estimulados a encontrarem gatilhos de crescimento através da criatividade e exploração (brainstorming). Para isso, é importante conhecer o produto, a concorrência, a jornada de compra e a reação das pessoas.

Cultura de experimento

O growth marketing precisa de uma cultura de experimentos (erros e acertos) para ser eficaz. Ou seja, deve ser permitido correr riscos e os erros devem ser aceitos.

Os profissionais envolvidos também precisam ter autonomia para tomar decisões. Em caso contrário, o processo fica muito lento e perde seus benefícios.

O produto ou serviço a ser oferecido para os clientes precisa realmente ser direcionado para atender a uma necessidade ou desejo de um público-alvo específico. Por isso, que é necessário conhecer as motivações e comportamento das pessoas e a jornada de compras.

Muitas vezes, algumas pequenas melhorias ou ajustes em soluções já existentes ou na divulgação já é o suficiente para promover um crescimento.

Viralização da marca

Uma das características do growth marketing é fazer investimentos baixos, uma opção bastante explorada é usar os próprios clientes atuais como propagadores. Dessa forma, algumas empresas estimulam as pessoas a fazerem isso, dando algum tipo de recompensa para quem faz indicação da empresa para amigos.

Fazendo isso, a empresa estimula a divulgação “boca a boca” e reduz o custo de aquisição de clientes, pois não precisa investir exageradamente em campanhas pagas de divulgação.

Melhorias contínuas

E para finalizar, a empresa deve analisar os feedbacks e os indicadores de desempenho para melhorar o que for necessário no seu produto ou serviço. O objetivo é reter os clientes conquistados. Após isso, o experimento pode ser concluído e, se aprovado, ser incorporado na operação da empresa.

Melhorias contínuas devem ser sempre implementadas para que a experiência dos clientes seja sempre a melhor possível e o crescimento seja constante.

Entre em contato conosco através do e-mail: contato@cbiarte.com.br