30 dicas e truques de design gráfico que todos que começam deve saber?
Os designs gráficos estão presentes em tudo, desde marcas, aparelhos eletrônicos, anúncios, revistas, comerciais de TV, roupas, etc. Se você é um iniciante em design gráfico e precisa de dicas e sugestões, aqui é o lugar.
O design gráfico pode parecer intimidador, no entanto, se você considerar essas 30 dicas de design gráfico apresentados aqui, você vai se sentir confiante o suficiente para compartilhar seu trabalho com qualquer pessoa.
Comece com uma ideia ou conceito claro e desenhe-o em folhas de papel. Registre todos os detalhes do que você viu em sua mente e não deixe nada de fora. Use-o como um mapa para orientar seu design.
- Mantenha a simplicidade
A simplicidade é a alma de um bom design e os designs simples geralmente são a maneira mais eficaz e memorável de apresentar imagens fotográficas. A exclusão de elementos extras no plano de fundo da imagem guiará os espectadores para o estilo que você deseja que eles vejam.
- Tente perguntar “o que eu preciso excluir?” em vez de “o que mais isso precisa?” ao chegar a um estágio do projeto em que você sente que o design não está funcionando.
- Usar a tipografia de forma eficaz
Tipografia é o estilo ou a aparência de um texto. Também pode se referir à arte de trabalhar com texto – algo que você provavelmente faz o tempo todo. Kearning, leading, tracking e hierarquia são termos comuns de tipografia no design gráfico.
Textos bem elaborados podem fazer a diferença entre um projeto comum e um empreendimento extraordinário. Escolha as fontes adequadas e use a tipografia de forma eficaz para transmitir sua mensagem
- Torná-lo visualmente atraente
Uma das dicas para designs gráficos visualmente atraentes é combiná-los com fotografias de alta qualidade. A imagem certa pode definir o tom de uma peça de design e pode ser usada para dar aos espectadores uma resposta emocional.
Fotos e tipografia em títulos funcionam bem para anúncios e designs. Use cores, texturas e imagens para tornar seu design esteticamente agradável.
- Use contraste
Bons designs usam o contraste para aumentar a visibilidade e melhorar a legibilidade. O contraste é um fato da vida e uma questão de física simples. Se o contraste for muito baixo, você não conseguirá vê-lo facilmente e o público-alvo logo perderá o interesse.
Por exemplo, o amarelo funciona bem em fundos escuros, mas não em fundos brancos ou claros. Use o contraste de forma eficaz para criar interesse visual e guiar os olhos do visualizador.
- Considere a grade
As grades fornecem uma estrutura invisível à sua composição e são usadas para orientar o posicionamento de todos os elementos visuais do design. As grades ajudam a trazer equilíbrio e unidade a um design gráfico quando todos os elementos de uma composição complexa flutuam e parecem caóticos e pouco profissionais.
As grades comuns no design gráfico são as grades de colunas, as grades modulares, as grades de linha de base, as grades de pixels, as grades hierárquicas e as grades de manuscritos. Use uma grade para organizar seu design e manter a consistência.
- Mantenha o equilíbrio
O equilíbrio é o peso visual dos elementos em uma composição e um dos princípios fundamentais do design gráfico. O equilíbrio acrescenta estrutura e cria ênfase e dinâmica.
Para obter equilíbrio, você deve colocar os elementos visuais em um arranjo esteticamente agradável para cumprir o objetivo de uma determinada aparência. Os equilíbrios comuns que você pode experimentar são o equilíbrio simétrico, o equilíbrio assimétrico e o equilíbrio radial.
- Use o espaço em branco de forma eficaz
O espaço em branco é o “espaço vazio” de uma página. Ele dá ordem e respira os elementos de um layout. O espaço em branco não é uma área a ser preenchida, mas deve ser “entendido” como um elemento na composição.
Os espaços em branco criam um ponto focal no design gráfico, portanto, você deve usá-los de forma eficaz para adicionar interesse visual e evitar a desordem.
- Seja consistente
Consistência visual em design gráfico significa que você deve se ater a um ou dois estilos de fontes e cores e usá-los de forma consistente. Por exemplo: escolha uma fonte e ajuste o tamanho e a cor para desenvolver uma hierarquia visual em seus designs gráficos.
A consistência melhora a experiência do usuário e incentiva a familiaridade. A familiaridade transmite confiança ao público-alvo para que ele possa esperar a mesma experiência quando vir seus designs. Certifique-se de que os elementos do seu design sejam consistentes, inclusive a tipografia, as cores e as imagens.
- Escolha as cores apropriadas
A cor cria pontos focais, e cada cor tem um valor emocional de um determinado sentimento. Os fotógrafos iniciantes precisam saber que a cor muda o humor dos possíveis espectadores e como eles percebem os designs gráficos.
Na prática, os designers precisam considerar o valor inerente de cada cor ao selecionar cores para o tipo. Escolha cores que sejam apropriadas para sua mensagem e público-alvo.
- Conheça seu público
Compreender o público-alvo ajudará você a tomar decisões de design que sejam relevantes e impactantes. Colocar-se no lugar dos espectadores e imaginar como eles interagiriam com seus designs pode fornecer insights valiosos.
Essas percepções, quando anotadas e organizadas, são informações valiosas para orientar você a encontrar as inspirações certas para o próximo design.
- Torná-lo legível
Nada é mais frustrante do que olhar para um design ilegível e não saber o que ele está transmitindo. Muitos elementos podem fazer com que seu design gráfico seja ilegível, e você pode torná-lo legível simplesmente fazendo alguns ajustes.
Fontes tipográficas ou pixels em imagens são problemas comuns que podem tornar os designs ilegíveis. Garantir que seu design seja legível e fácil de ler antes da publicação é a dica para boas práticas de design gráfico.
- Usar imagens de forma eficaz
No design gráfico, as imagens são mais do que apenas decorações e o gancho que atrai os espectadores. Visuais atraentes podem ajudar você a se conectar com o público e causar uma forte impressão antes que ele leia uma única palavra.
Uma dica rápida para iniciantes para obter imagens adequadas para seu design gráfico é procurar imagens de alta qualidade que sejam nítidas, claras e sem distorção. Use imagens de forma eficaz para adicionar interesse visual e transmitir sua mensagem de forma vívida.
- Usar a escala de forma eficaz
A escala no design gráfico refere-se ao tamanho de um objeto em relação a outro. A escala acrescenta profundidade e, quando bem usada, pode enganar a mente do visualizador em seu design gráfico.
A escala também pode estabelecer uma hierarquia e ajudar a enfatizar determinadas partes do design. Use a escala de forma eficaz para criar interesse visual e guiar o olhar do visualizador.
- Experimentar novas ideias
Assim como na fotografia, a dica para criar designs gráficos bem-sucedidos é que você tenha uma mentalidade curiosa. Pergunte a você mesmo: “E se eu esconder os textos à vista de todos? Não tenha medo de fazer experimentos e tentar coisas novas.
Seguir os caminhos menos percorridos é a chave para você encontrar inspiração e descobrir novas possibilidades que muitos ignoraram.
- Torne-o único
Os iniciantes em design gráfico aprendem as habilidades seguindo as dicas dadas por outros profissionais experientes. Embora haja vantagens em imitar o estilo de outros designers gráficos, não se esqueça de que você é tão bom quanto esses designers experientes.
Somos únicos à nossa própria maneira (como as impressões digitais), portanto, torne seu design único e memorável adicionando seu próprio toque pessoal.
- Assumir riscos
Correr riscos é assustador porque você teme possíveis perdas, mas, às vezes, correr riscos pode levar aos projetos mais inovadores e impactantes. A verdade é que os riscos não se tornarão tão ruins se você tiver planos para gerenciá-los.
Por exemplo, você pode testar suas ideias de design mais ousadas em plataformas anônimas e observar como o público responde antes de divulgar seu nome.
- Aprenda com outros projetos
Aprender com outros designs e assumir riscos gerenciáveis às vezes pode levar você a surpresas agradáveis e inesperadas. Estudar outros designs e aprender com o que funciona e o que não funciona é a dica para todos os iniciantes em design gráfico.
Se você combinar esse processo com alguns de seus toques pessoais, consegue imaginar o tipo de sucesso que terá?
- Manter-se atualizado com as tendências de design
As tendências de design gráfico são como matéria orgânica que vive, respira e muda com o tempo. Mantenha-se atualizado com as tendências de design e incorpore-as ao seu trabalho, quando apropriado, para evitar que seus designs fiquem fora de moda.
Nada está estagnado no design gráfico, e isso é ótimo para aqueles que se adaptam às mudanças e estão à frente da curva.
- Usar um processo de design
Use um processo de design, como o processo de design thinking, para orientar seu design. Você também pode criar minissistemas de design e configurá-los para aumentar a velocidade e melhorar a eficiência.
Não há necessidade de reinventar a roda e tornar o processo excessivamente complicado; em vez disso, tente se concentrar no que funciona bem para você.
- Você conhece as regras e depois as quebra
As regras e dicas de design são ótimos guias de aprendizado para iniciantes em design gráfico quando começam; no entanto, essas regras não são cadeias que o prendem depois que você as domina.
Conhecer as regras de design e saber quando quebrá-las para atender ao seu objetivo é um conjunto de habilidades que você deve adicionar à sua caixa de ferramentas de design.
- Aprenda com seus erros
O sucesso é construído com base em tentativas e erros. Os erros são necessários e valiosos para que você encontre o caminho certo para projetos bem-sucedidos. Não fique frustrado e desista facilmente sem revisar os erros do passado.
Mantenha um diário para documentar seus erros e use-os como uma oportunidade de aprender e crescer como designer.
- Busque o retorno do cliente (feedback)
O feedback construtivo ajuda a aprimorar seus projetos para que você saiba como melhorá-los. Busque feedback de outras pessoas para obter perspectivas diferentes e use-o bem para aprimorar seu design.
Uma palavra de cautela: O feedback deve ser usado como um grão de sal. Se for muito grande, você se sentirá desmotivado e, se for muito pequeno, seu crescimento pode ficar estagnado.
- Ser adaptável
Seja adaptável e aberto a mudanças, pois o design gráfico é um campo em constante evolução. Ser adaptável significa que você é capaz de ser ágil, aprender novas habilidades, falhar rapidamente e se recuperar mais rapidamente.
Ser adaptável não significa perfeição, mas sim sua capacidade de avaliar a situação, identificar o que não está funcionando e tomar medidas para fazer com que ela volte a funcionar para você.
- Colaborar com outras pessoas
É comum você ficar preso em uma rotina e se sentir sem inspiração quando se trata de design. Às vezes, três cabeças são melhores do que uma, pois pessoas diferentes podem ajudar você a fazer um brainstorming e a ter novas ideias de design.
Tente colaborar com outras pessoas para obter novas perspectivas e criar designs melhores que você nunca pensou antes
- Torne-o versátil
Torne seu design versátil para que ele possa ser usado em diferentes contextos e para diferentes fins. Uma dica de design gráfico é modularizar seus designs e modificá-los rapidamente para atender a várias necessidades futuras de design.
Experimente usar plataformas de terceiros para criar e salvar modelos prontos para uso que você tenha ganhado. Você pode arrastar e soltar os elementos no lugar sempre que precisar deles.
- Conhecer o processo de impressão e produção
O processo de produção de design gráfico é complexo e pode consumir muito tempo, pois as gráficas estão sempre ocupadas com muitas solicitações. Entender o processo de impressão e produção pode ajudar você a tomar decisões de design que sejam práticas e econômicas.
Esse conhecimento será útil ao trabalhar com clientes para planejar orçamentos para projetos de design.
- Mantenha seu portfólio atualizado
Mantenha seu portfólio atualizado para mostrar seu trabalho e suas habilidades a clientes e empregadores em potencial. Os portfólios atualizados despertam interesse, pois são relevantes e mostram que suas habilidades não estão desatualizadas.
Você pode tornar a atualização do seu portfólio um hábito sempre que terminar um projeto. Dessa forma, você pode garantir que seu portfólio esteja sempre atualizado e pronto para ser analisado por seus novos clientes.
- Envolva-se na comunidade de design
Envolva-se na comunidade de design para fazer contatos, aprender e se inspirar. Inscreva-se e participe de conferências, fóruns e eventos para satisfazer sua curiosidade e descobrir os mais recentes desenvolvimentos no setor de design gráfico.
As plataformas de mídia social são comunidades emergentes em que designers gráficos com ideias semelhantes podem se encontrar on-line e crescer profissionalmente. Não tenha vergonha de se apresentar à comunidade e começar a fazer contatos.
- Você brinca, se diverte
Muitos diriam que o design gráfico é um dos melhores empregos do mundo. Como designer, você tem liberdade para definir seus horários e pode trabalhar em qualquer lugar do mundo a partir do seu laptop, sem precisar trabalhar das nove às cinco em um escritório.
Os designers podem criar conteúdo incrível e o trabalho deve ser agradável. Portanto, abrace o processo e aproveite a jornada!