1 de outubro de 2019

Passo a passo para você colocar sua empresa no Google Maps

Por admin

Se você tem um micro, pequeno ou médio negócio local, deve ter uma ideia da importância de fazer sua empresa aparecer nos resultados de pesquisas do Google ou no Google Maps, certo?

Esses dois canais do Google estão entre as principais vitrines para quem quer promover o seu negócio na internet. Por essa razão, muitos empreendedores investem em estratégias de SEO, marketing de conteúdo e links patrocinados.

No entanto, muitos ainda não conhecem ou não percebem as possibilidades que o Google my business oferece. Por outro lado, os empresários e profissionais de marketing que já utilizam a plataforma sabem das oportunidades que podem receber.

Então, ficou curioso para entender como isso pode ser vantajoso para a sua empresa? Nas próximas linhas, você verá o que é o Google my business, seus benefícios, as etapas de cadastro e como otimizar seus resultados nessa ferramenta. Fique conosco!

O que é o Google my business?

O Google my business é uma plataforma do Google em que empreendedores podem divulgar o seu negócio de forma gratuita nos resultados orgânicos de pesquisa, no Google Maps e no Google +.

Esse serviço surgiu em 2014 para unificar as funcionalidades existentes no Google Places e nas páginas de empresas do Google +.

Mas do que se tratam essas funcionalidades? Entre as principais, podemos destacar:

• inserir e apresentar sua localização no Google Maps (incluindo um tour virtual pelo seu negócio e • o traçado de rotas para o estabelecimento);
• acrescentar dados de contato, como endereço, e-mail, site e telefone (aliás, se um usuário pesquisar de um celular, ele poderá fazer a ligação a partir do próprio buscador – caso a empresa insira seu número de telefone na plataforma);
• exibir o horário de funcionamento da loja e os horários de maior movimentação;
• expor as notas e comentários de clientes;
• mostrar fotos internas da empresa;
• compartilhar perfis em outras redes sociais;

Perceba que são informações extremamente úteis para as pessoas que pesquisam exatamente pelo seu negócio ou por empresas como a sua.

A propósito, são nessas buscas que os resultados do Google my business entram em ação. Todavia, vale frisar que isso pode acontecer de 3 formas diferentes:

  1. Quando se pesquisa um tipo de estabelecimento sem apontar o lugar

Nesse tipo de pesquisa, o Google leva em conta a sua localização atual para entregar resultados de empresas que estejam próximas geograficamente de você.

Em buscas feitas em smartphones, os resultados costumam ser ainda mais precisos, já que o Google pode usar a localização contida no GPS do aparelho.

  1. Quando você especifica a localização desse tipo de estabelecimento

Imagine o cliente que está em casa e resolve sair para outro bairro ou cidade para comer uma pizza. Nessa pesquisa, ele buscará por “pizzaria + nome do bairro/cidade” e o Google exibirá os resultados de acordo com o lugar especificado nessa procura.

Note que, nesses dois primeiros tipos de pesquisa, os resultados aparecem logo abaixo do campo de buscas e antes dos links orgânicos.

  1. Quando você detalha o nome da empresa

Uma pessoa também pode procurar o nome do estabelecimento diretamente no campo de buscas do Google. Nesse exemplo, utilizamos uma das opções que apareçam no print anterior.

Caso essa empresa seja cadastrada no Google my business, o resultado será exibido ao lado direito da tela e com informações mais completas.

Quais são os benefícios dessa plataforma?

Até aqui, vimos que o Google my business pode melhorar (e muito) a divulgação de empresas locais de maneira orgânica.

No entanto, não poderíamos prosseguir sem ressaltar mais algumas vantagens desse serviço. Confira a seguir:

Ser encontrado pelos clientes quando eles mais precisam

Ao mesmo tempo em que essa frase pode representar o propósito do Google my business, é também um de seus principais benefícios.

Trata-se da oportunidade de se aproximar dos clientes quando eles estão em uma fase avançada de suas jornadas de compra.

Por exemplo, quem procura por “academias centro BH” tem, ao menos, intenção em se matricular em uma academia localizada no centro de Belo Horizonte, não é verdade?

Logo, se você fosse dono de uma academia no centro da capital mineira e se cadastrasse na plataforma, teria grandes chances de aparecer para esses potenciais clientes, receber um contato, uma visita e, quem sabe, fechar um negócio.

Aumentar o alcance de uma empresa

Só o fato de fazer sua empresa aparecer na primeira página do Google e no Google Maps já expande sua presença digital.

Ainda assim, você pode atrair mais consumidores tanto a nível local quanto de outras regiões e estados.

Pense, por exemplo, nos potenciais clientes que moram na sua cidade, que precisam de produtos ou serviços que você oferece, mas não conhecem sua empresa. Com o Google my business, essa distância é encurtada.

Há, também, os clientes que chegam de outras cidades e estão em seu município ou bairro fazendo uma visita de lazer ou negócios.

Imagine que você tem um restaurante de comida japonesa e parte desses turistas procuram exatamente por isso. Assim que eles pesquisarem no Google, poderão dar de cara com o seu negócio.

Gerar mais interações com o público

Como uma das funcionalidades dessa plataforma é permitir os comentários dos clientes sobre sua empresa, é natural que haja uma aproximação também pelo lado social.

O público pode participar com notas de avaliação para o seu negócio (produto, serviço, atendimento, etc.) e com ideias, opiniões, críticas e dúvidas.

Da sua parte, é importante também participar respondendo os comentários, postando novidades em sua página no Google + e inserindo fotos do seu negócio para atrair um maior engajamento e interesse sobre suas ofertas.

Permitir as pessoas conhecerem melhor sua empresa

Devido à grande quantidade de informações úteis exibidas, as pessoas podem conhecer o seu negócio tão bem quanto se estivessem pessoalmente nele.

Além de dados básicos, como endereço, localização no mapa e telefone, o público pode fazer um verdadeiro tour virtual por seu estabelecimento.

Aliás, há muitas empresas que contratam fotógrafos para fazer registros em 360º da casa para mostrar às pessoas interessadas.

Esse nível de detalhamento certamente ajuda o público a ter mais certeza antes de optar por entrar em contato ou conhecer pessoalmente sua empresa.

Possibilitar a edição por meio de um aplicativo

Pode parecer um detalhe simples, mas a mobilidade para editar as informações representa uma liberdade enorme para quem gerencia perfis de empresa no Google my business.

Nem sempre você estará na empresa ou diante de um computador para responder um feedback do público, atualizar uma informação ou publicar uma nova foto.

Por essa razão, o Google facilitou a vida dos seus usuários com o aplicativo do Google my business. Ele funciona tanto para sistemas Android quanto iOS.

Como cadastrar uma empresa no Google my business?

Se você se interessou pelas vantagens dessa plataforma, talvez esteja curioso para saber como inscrever sua empresa no Google my business.

Então, para facilitar um pouco a sua vida, preparamos um breve passo a passo com as 5 etapas de cadastro nesse serviço. Acompanhe:

  1. Acesse a página da plataforma e faça o login

Bem, as primeiras coisas a serem feitas são acessar o site do Google my business e clicar em “Comece Agora”.

Logo após, você deverá fazer o login na plataforma, que é o mesmo que você usa para acessar o Gmail. Aliás, se você já estiver logado no Google, será encaminhado para a próxima etapa.

  1. Preencha as informações na aba “Adicionar seu negócio”

Sua próxima parada é nesse mapa aí em que você não só vai localizar o endereço do seu negócio, como também preencher outras informações importantes naquele formulário à esquerda.

Ali, você colocará o nome da empresa, o telefone, o site e a categoria de mercado (loja de materiais de construção, loja de artigos esportivos, salão de beleza, etc.).

Caso você não atenda os clientes em um local específico, mas sim em diferentes áreas (como em diversos prestadores de serviço), deverá marcar “sim” na caixa “Entrego produtos e presto serviços para meus clientes no local deles”.

Por fim, clique em “Continuar”.

  1. Confirme sua autorização para gerenciar a empresa

As informações de endereço e contato da sua empresa aparecem onde está tampado com essas caixas azuis.

Você deve verificar se elas estão corretas e, então, preencher a caixa de autorização para gerenciar sua empresa.

Ao confirmar essa informação, você será encaminhado para uma outra página em que o Google propõe o envio de um código de verificação postal para o endereço fornecido por você.

  1. Confirme o local do seu negócio

Logo após essa etapa, você já será redirecionado para o seu painel de controle. No entanto, para começar a editar suas informações e fazer com que elas sejam exibidas nas buscas e nos mapas, você deverá confirmar o código enviado pelo Google.

Esse código chega via Correios e demora, em média, de 7 a 15 dias úteis para chegar em seu endereço.

Em seu painel, aparecerá um banner vermelho na parte superior da tela com o botão “Confirmar agora”. Clique nele e siga os passos apontados na carta enviada pelo Google para você.

Essa carta tem o código que deverá ser inserido no Google my business.

  1. Adicione mais informações em sua página recém-criada

Pronto! Depois de confirmar sua localização, você terá toda a liberdade necessária para adicionar as informações complementares ao seu cadastro.

Não esqueça de incluir fotos do seu estabelecimento, horário de funcionamento, uma breve descrição da empresa, entre outros dados e conteúdos relevantes.

Como aproveitar o melhor da plataforma?

Benefícios conhecidos, cadastro feito, e agora? Qual é o próximo passo?

Assim como em outras estratégias de marketing, a utilização Google my business pode ser otimizada com uma série de boas práticas.

Afinal, não dá para acreditar que novos clientes começarão a chegar só porque você passou a exibir sua empresa na primeira página ou nos mapas do Google.

Você precisa ir um pouco além e, por isso, indicamos as seguintes ações para gerar mais resultados com o Google my business:

Mantenha suas informações atualizadas

Coloque-se no lugar de um cliente e imagine como seria chato para ele procurar por uma oficina de automóveis no Google e, quando resolve ligar para a primeira opção que aparece, o número cai na caixa postal. Frustrante, não é verdade?

O problema no carro continuaria e o potencial cliente sairia com uma impressão péssima da oficina sem nem usar o serviço.

Falhas como essas não são raras de acontecer. Muitas vezes, o empreendedor pode esquecer de atualizar o endereço, o horário de funcionamento, as fotos do local, etc.

Afinal, nem sempre essas informações serão as mesmas – as empresas podem mudar de localização, de decoração e de contato.

Além do mais, caso você inaugure uma nova filial do seu negócio, você pode inserir e confirmar o novo endereço para que ele também apareça nos resultados de pesquisa e nos mapas.

Monitore as estatísticas de acessos e interações

Em seu painel de controle, além de inserir e editar conteúdos e informações, você poderá acompanhar os resultados do seu perfil no Google my business.

Poderão ser monitorados dados como:

• média da classificação dada pelos clientes;
• quantidade de comentários (inclusive os sem respostas);
• visualizações, cliques e seguidores;
• chamadas feitas e rotas traçadas pelo público;

Isso trará mais controle para você administrar o seu perfil e adequar o seu negócio às demandas das suas personas.

Procure sempre conseguir boas avaliações dos clientes

Um dos pontos que mais influenciam as decisões de compra dos consumidores é a opinião de outros clientes. Normalmente, essas avaliações geram mais influência do que qualquer tipo de publicidade institucional ou promocional.

Portanto, é fundamental trabalhar para conquistar avaliações positivas. Isso será possível com um atendimento impecável na empresa e nas redes sociais, ofertas altamente qualificadas, preços competitivos, atenção aos feedbacks dados nos comentários, etc.

Enfim, esforce-se para oferecer uma experiência agradável e motivadora para os clientes. Afinal, não basta eles aprovarem sua empresa, mas sim gostarem ao ponto de externar sua satisfação para o público.

Conclusão

Chegamos ao final do texto com a certeza de que o Google my business é um dos principais canais para divulgar sua empresa na internet e se aproximar, social e geograficamente, de mais clientes.

Seu processo de inscrição é simples. São poucas etapas para preencher e confirmar os dados cadastrados, como nome da empresa, endereço e telefone.

Logo após, basta incluir e atualizar todas as informações e conteúdos de localização, contato e divulgação do seu negócio. Isso sem esquecer de manter um monitoramento contínuo dos dados de acesso e dos comentários do público.

Dessa maneira, sua empresa terá presença garantida nos resultados de pesquisa, no Google Maps.

Além do Google my business, o site de buscas mais acessado do mundo oferece uma série de outras possibilidades para as empresas se promoverem e gerarem mais vendas.

Uma dessas alternativas é o conhecido Google Adwords. Portanto, se você quer saber como usar essa ferramenta, confira um material completo que preparamos com o que é, como funciona e como você pode utilizar o Adwords a seu favor.

CBi Arte Digital
Somos uma equipe especializada, criativa e capacitada para executar projetos digitais com foco em resultados.
Atuação completa no planejamento de websites, portais e e-commerces e atuando ainda na gestão de campanhas na Internet.