1 de outubro de 2019

Como funciona o processo de liberação e de concorrência de domínios no Registro.

Por admin

Há dois cenários em que domínios passam por avaliação do Registro.br antes de serem registrados. São eles:

PROCESSO DE LIBERAÇÃO

Domínios que se encontram em processo de liberação ficam pendentes de registro durante o período determinado pelo Registro.br, que é o órgão responsável pelo registro de domínios no Brasil (.br).

Durante esse processo, normalmente é possível se candidatar ao registro do endereço online. Para isso, basta fazer a busca pelo nome desejado e efetuar o pagamento por ele. Dessa maneira, garante-se um ticket de interesse pelo domínio.

Há algumas regras para a escolha do candidato que ganhará a disputa. Ao final do período definido, o domínio é automaticamente registrado caso haja apenas um candidato. Quando existem duas pessoas ou mais interessadas no mesmo nome, o candidato que apresentar um diferencial ao Registro.br será priorizado para o registro. Entenda melhor no site do Registro.br.

Para saber se o domínio que você quer possui mais de uma solicitação de registro, faça uma consulta aqui.
Importante lembrar que a lista somente apresentará tickets para domínios que possuam mais de um candidato.

Caso não existam candidatos, o domínio volta para a lista de domínios disponíveis.

Anualmente, acontecem três processos de liberação, com duração de 15 dias cada um. Caso tenha outras dúvidas, acesse o site do Registro.br e solicite atendimento.

Fique tranquilo!
Caso você se candidate a um domínio e não ganhe o registro após a liberação, o UOL HOST garante o reembolso do valor pago ou a utilização dele na compra de outro domínio. Em qualquer um desses casos, peça ajuda à nossa Central de Atendimento.

CONCORRÊNCIA

Também existem casos em que domínios entram em concorrência. Isso pode acontecer se a documentação exigida tiver pendências na Receita Federal ou se os DNS autoritativos não forem informados. Assim como no processo de liberação, diversas pessoas/empresas podem apresentar interesse na compra de um mesmo domínio e criar “tickets” para a aquisição. Aqui, o tempo de espera é mais rápido: a preferência é de quem solicitou o registro primeiro e a expiração do ticket, caso as exigências para registro do domínio não sejam atendidas, é de 14 dias.

Fonte: UOL