24 de agosto de 2018

Por que reformular a identidade visual da marca

Por admin

O que é identidade visual

A identidade visual empresarial está relacionada com as frases, imagens, tipografias, logos que comunicam a missão, visão e valores da sua empresa.

Aos elementos formais que representam visualmente uma marca damos o nome de Identidade Visual. Ela é composta de um símbolo visual que se complementa (o chamado logotipo), além das tipografias, nos grafismos, em personagens, nas personalidades e outros componentes que reforçam o conceito que a empresa quer comunicar. De forma bem resumida, podemos dizer que a identidade visual é a cara da marca.

A identidade visual empresarial acontece do lado de fora da empresa, quando alguém tem acesso ao seu cartão de visitas, ao seu site e até mesmo a caixa de um de seus produtos. É a maneira como as pessoas enxergam, se lembram e reconhecem a sua marca.

Agora que você já sabe o que é identidade visual, veja como saber se está na hora de repensar a identidade visual corporativa de sua empresa.

 

Por que reformular a identidade visual da marca

Cada um de nós tem uma identidade própria, assim como sua empresa, que tem seus próprios ideais e valores. Mas não adianta ter, é preciso expor e mostrar que a sua marca é única e ficar destacada das demais.
No conceito geral, identidade visual é essa imagem que é transmitida através de conjuntos basicamente gráficos, com elementos como a logo, as cores e tipografia usadas, o layout, peças como cartões de visita, banners…

E é importante pois é através dela que sua marca é reconhecida, lembrada, fixada na mente de seus clientes/consumidores.

Para ter sucesso na mudança da identidade visual é preciso planejamento e organização, e acima de tudo, um motivo. Uma imagem desatualizada pode afetar a empresa como um todo, pode reduzir sua confiabilidade e passar uma imagem de negócio instável.

Você pode mudar e renovar a imagem antiga, desatualizada, mostrar evolução. Algo que foi feito em uma época diferente, que se tornou velho ou até absoleto e precisa se atualizar à ocasião e ao público-alvo.

Também para se atualizar pode ter mudado sua política, estratégias, mercado ou gerência. Principalmente se for feito um reposicionamento da marca.

Pode-se mudar ainda quando quer se destacar da concorrência, para enfatizar seus diferenciais, criar algo mais apelativo.

Se você identificou necessidade real de mudar sua identidade visual, procure bons profissionais e façam um planejamento.

E não se esqueça de anunciar a mudança, chamar a atenção para a novidade.