27 de junho de 2019

Como fazer ações de marketing para atrair mais clientes

Por admin

Sabe as propagandas que você vê por aí todos os dias? Você sabe a importância que elas têm para os negócios? A propaganda é uma das ações de marketing que fazem parte da comunicação de uma empresa. Sem o marketing, fica bem mais difícil tornar um negócio conhecido alem de não atrair clientes.

Se você já investiu em estratégias de marketing, já deve ter percebido o retorno. Mais gente ligando para saber sobre os produtos, novos clientes visitando a loja, mais vendas e um efeito muito positivo em toda a estrutura da sua loja. Seja em promoções, na parceria com profissionais da área ou na divulgação na mídia, como rádio, carros na rua, TV e a Internet que está na mão do seu cliente. Sua marca precisa chegar aos olhos do público. Eles precisam ver para conhecer. Depois de conhecer, é a hora de relacionar e conquistar seus clientes.

Partindo dessa ideia, listamos um passo a passo e algumas dicas para começar a ações de marketing por aí. Seja para quem já começou alguma estratégia, ou para quem vai começar do zero. O que importa é colocar seu negócio na cabeça das pessoas, alavancando vendas e conquistando mais espaço no mercado. Preparado para as dicas? Vamos lá:

01 – Use a internet a seu favor
As pessoas estão o tempo todo conectadas, seja pelo celular, seja pelo computador do trabalho. E muitas costumam buscar informações e indicações de compra em sites ou nas redes sociais, como Facebook. Por isso, é importante estar atualizado a essas tendências digitais e adequar sua loja a essa realidade.

Crie um site atual, ou até mesmo abra uma página nas redes sociais. Nesses canais, divulgue conteúdos e promoções que possam agradar seu público-alvo. Assim, você responde a uma demanda no mercado, está ali quando o cliente buscar e ainda pode conquistar novas pessoas por meio de promoções e ações online. O ideal é alimentar esses canais com frequência, pois isso mostra que a sua loja é atual e disponível.

02 – Faça anúncios nos jornais ou no rádio
Estar nos canais de informação ajuda sua marca a chegar a mais pessoas. Por isso, aposte em meios de comunicação de massa, como jornais, rádios ou até na TV, para divulgar seus produtos e serviços. Isso porque essas informações atingem as pessoas em situações corriqueiras, mas que pode ser o momento de tomar uma decisão.

Alguns exemplo do alcance dessas ações de marketing são: as pessoas paradas no trânsito ouvindo o rádio ou tomando um café e lendo o jornal. O importante para o bom desempenho do marketing na sua loja é a marca estar junto das pessoas que possam se interessar por ela.

03 – Promova ações de relacionamento
Uma das formas de manter o sucesso e alavancar vendas é conquistar ainda mais a confiança dos clientes. Isso pode ser feito de diversas formas. Segundo as premissas do marketing, atrair e conquistar é o caminho para converter uma venda. Por isso, aposte em coisas simples mas que podem fazer toda a diferença para seus clientes, como brindes, presentes em seus aniversários, descontos em datas especiais, promoções com prêmios e benefícios em troca de mais produtos.

Uma ação bem simples mas bastante eficaz é enviar mensagens no dia do aniversário do cliente: isso mostra que você se lembrou e se preocupa. Outra, é ambientar sua loja de acordo com datas comemorativas, oferecendo brindes ou ofertas benéficas para o cliente. Isso ajuda muito.

04 – Realize campanhas de comunicação
Quando falamos em campanha, sempre vem à mente algo grande, bem estruturado, pensado a longo prazo. Uma campanha de marketing na sua loja tem essa caraterística. O primeiro passo é pensar no que será o tema do trabalho: uma data comemorativa, o aniversário da loja ou uma liquidação?

Além de decidir o que irá direcionar a campanha, é preciso pensar em todos os meios viáveis para divulgar essa ideia: redes sociais, rádio, panfletos nas ruas, banners na sua loja, envio de e-mail marketing e SMS para os clientes, entre outros.

Depois, é importante fazer uma força-tarefa para colocar a campanha em prática e atender os clientes da melhor forma. Assim, eles verão que sua loja se organiza e pensa de verdade nas ações que coloca em prática. E isso, pode garantir mais um ponto de credibilidade.

05 – Invista em programas de fidelidade e indicação
Se você cria e mantém um bom relacionamento com seus clientes, nada melhor que usar isso a seu favor. Crie um programa de fidelidade, no qual o cliente ganha brindes ou benefícios a cada compra ou visita. Ao mesmo tempo, incentive a indicação de novos clientes.

Assim você cria uma rede de pessoas que confiam no que sua loja pode oferecer. Afinal, se alguém gosta muito do seu serviço, vai indicar para outra pessoa, que já vai chegar até você confiando no seu serviço. E quanto mais gente se empenhar e fidelizar à sua loja, mais vendas e mais vantagens para você.

Coloque essas ações de marketing em prática na sua loja
Para todos os passos elencados, é preciso organização e análise dos dados que você tem sobre os hábitos dos seus consumidores. Por isso, ter o controle de cada processo da sua loja é fundamental. Registre o cadastro de seus clientes, as suas receitas e preferências. Isso irá ajudá-lo a entrar em contato com ele, seja por por meio de SMS, telefone ou e-mail.

Monitorando as informações e dados, você pode acompanhar tudo o que acontece em cada ponto da loja, vendo o que precisa melhorar e quais as oportunidades de ações de marketing você pode explorar para alavancar seu negócio.