Facebook não substitui um Site para sua empresa.
Criar um site para sua empresa é importante?
Notamos que algumas empresas estão dispensando um site para sua empresa e investindo exclusivamente nas redes sociais, principalmente a página empresarial do Facebook e o perfil comercial do Instagram. Neste artigo vamos explicar por que essa atitude de não ter um site para sua empresa é um erro gravíssimo e pode até falir o seu negócio.
Por que não fazer da página do Facebook o meu próprio website?
Poderia dar apenas um motivo, o Facebook não é seu. A qualquer momento o Facebook pode excluir sua página ou simplesmente deixar de existir, o que aconteceria com todo o seu esforço de marketing dedicado a algo que não é seu?
É de amplo conhecimento que existem empresas que estão fazendo muito sucesso utilizando o Facebook e Instagram para elevar a suas vendas. Mas esse sucesso pode ser considerado sustentável? Com site para sua empresa, sim! Todo o seu esforço de marketing nas redes sociais pode ser destinado para o site da sua empresa.
Vamos listar 07 motivos para você não trocar um site por redes sociais, caso não concorde, tenham alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário pra gente no final deste artigo. Teremos um imenso prazer em responder!
01 – Gestão de Conteúdo
Já tentou mudar o nome de sua página? Ou inserir o endereço de uma filial? Colocar mais de um telefone de contato. Se você já tentou fazer isso talvez tenha passado uma dificuldade ou nem tenha conseguido.
Além disso, a página do Facebook é um serviço terceirizado. Para gerenciar o conteúdo no Facebook é preciso seguir todas as regras e burocracias impostas pelo próprio Facebook. A qualquer momento as regras que valem hoje, podem não valer amanhã.
Apostar todo o seu esforço de marketing em uma única plataforma que não temos certeza que continuará existindo nos próximos anos, fará com que você tenha que começar do zero. Se você acha isso impossível de acontecer, você não está muito bem lembrado do Orkut.
Você acha que só o Orkut teve esse fim? Também tiveram outras redes sociais que já foram grandes e foram descontinuadas como: MSN, Formspring, Vine, Google +, Google Vídeos,
02- Autonomia
Usando as redes sociais, você precisa seguir as regras que lhe são impostas. A qualquer momento essas regras podem mudar e você não será consultado por isso.
Com um site próprio você possui liberdade para realizar a exposição da marca, serviços e produtos da forma que você julgar mais eficaz. Além disso, as redes sociais dificulta a retenção de cliente, pois nelas existem diversas distrações que podem fazer com que ela perca o foco em sua empresa.
03- Encontrabilidade
As publicações no Facebook possuem recursos limitados. O Conteúdo no Facebook não possui um poder de indexação nos mecanismos de buscas tão bom quanto ao de um site bem estruturado.
O Conteúdo publicado no Facebook possui uma vida útil muito curta, ele será exibido na linha do tempo dos seus seguidores em poucos dias ou horas, depois disso, o seu fã terá que procurar o conteúdo em sua página. Dependendo da frequência com que você publica no Facebook, não será fácil encontrar o que você publicou.
Em um site ou blog, você pode organizar o conteúdo por meio de categorias ou tags, o que facilita a encontrabilidade do seu conteúdo. Além disso, com um bom trabalho de SEO, você pode ficar posicionado para termos e palavras-chave estratégicas para o seu negócio.
Em 2018 o Facebook anunciou uma atualização que reduzirá o alcance orgânico das publicações de páginas empresariais. Mas se você acha a ideia de ter um perfil pessoal para sua empresa uma boa ideia, leia antes este artigo.
04- Oportunidades de Negócio
Nem todo mundo está presente no Facebook ou Instagram, ou terá contato com sua empresa pelas redes sociais. São vários motivos: não gostar de redes sociais; usar a rede social apenas para lazer; preferência por outras redes sociais como LinkedIn, WhatsApp, YouTube ou Twitter.
Definindo uma rede social como Facebook ou Instagram como exclusiva forma de contato com sua empresa, saiba que você estará ignorando parte do seu mercado potencial, que não usa ou não está presente na rede social. Perceba que você pode perder várias oportunidades de vendas para o seu negócio.
05- Credibilidade
Qualquer um pode criar uma página no Facebook ou uma conta no Instagram sem custo algum. Desenvolver um site requer um comprometimento financeiro da empresa, na internet ter um site passa a imagem que a empresa é sólida.
O ambiente de rede social pode ser visto como um ambiente mais descontraído e informal. No entanto sua empresa precisa mostrar toda a credibilidade e solidez, para assim oferecer confiança para que um potencial cliente entre em contato.
As redes sociais podem trabalhar como grandes aliadas, introduzindo informações sobre o seu negócio de forma leve e por vezes até informal. No entanto, seu cliente pode querer saber mais sobre a sua empresa e nem sempre ele irá buscar o Messenger do Facebook para perguntar.
- Por meio de um site seu cliente pode descobrir:
- Quais soluções sua empresa oferece;
- Histórico da empresa;
- Verificar os seus clientes atendidos;
- Confirmar informações como CNPJ, telefones, endereço;
- Outras informações relevantes sobre o seu negócio.
06- Conteúdo próprio
Mudanças são normais no Facebook e em qualquer outra rede social. Já aconteceram diversas alterações nos termos de uso e no layout das páginas em 2012, 2014 e 2018. Alias, você conhece os Termos e Condições do Facebook? Ou Política de Dados do Facebook? O conteúdo que estão nas redes sociais não é seu. Entenda o porquê pelas próprias palavras da rede social
Rescisão
Se você violar o texto ou a essência desta Declaração, ou gerar risco ou possível exposição legal para nós, podemos deixar de fornecer todo ou parte do Facebook para você. Notificaremos você por email ou na próxima vez que você tentar acessar sua conta.
Item 14 – Declaração de Direitos e Responsabilidades do Facebook.
Em outras palavras, caso o Facebook entenda que você representa uma ameaça para ele, ou simplesmente você descumprir uma das regras que ele impõem, você pode ser excluído do Facebook e todo o conteúdo que você criou deixará de exibido.
Com site para sua empresa, quem manda no conteúdo é você. Quem decide o que será exibido e como será exibido é você, isso por que o conteúdo é seu!
Até mesmo a publicidade do Facebook, como o impulsionamento de publicações, possuem restrições, que você pode conferir aqui nas políticas de publicidade do Facebook.
07- Mensuração de resultados
O Facebook e o Instagram possuem estatísticas limitadas, que são destinadas apenas as ações tomadas dentro da ferramenta. Com o Facebook você consegue ter uma ideia do perfil do seu público-alvo que interage com a página. Já o instagram, seus dados são ainda mais limitados.
Estas informações não são o suficiente para elaborar uma estratégia para gerar vendas ou leads (cadastro de potenciais clientes). Por de um site você pode analisar:
- Palavra-chave usada;
- Origem da conversão;
- Visitantes em tempo real;
- Informações como taxa de rejeição;
- Tempo de permanência na página;
- Origem do acesso;
- Páginas mais acessadas.
Não construa um império em uma terra que não é sua.
Trate as redes sociais como aliada de seu site. Use as redes sociais para divulgar a sua empresa e não representar a sua empresa. Hoje as redes sociais podem sim gerar um bom resultado para sua empresa, mas não sabemos como será no futuro. O site da sua empresa oferece uma comunicação sustentável entre você e seus clientes.