19 de agosto de 2019

Ainda não tem um blog? Comece a criar conteúdos para a jornada de compra do seu cliente.

Por admin

Manter um canal de comunicação com o seu público-alvo é fundamental, isso você certamente já percebeu, a dúvida muitas vezes está em como manter este canal tão interessante diante de tantas opções.

Hoje quero falar exatamente sobre um destes canais, e de como ele é importante para a jornada de compra do seu cliente, o Blog! ?

Eu escrevo há pelo menos 4 anos e tem sido uma jornada incrível. Conheci pessoas, conquistei clientes, gerei autoridade para a minha marca pessoal e ainda consigo ajudar muitos empreendedores a ter resultado com Marketing Digital.

Mas, há ainda quem pense que o Blog é apenas um diário online onde pessoas expressam suas ideias e opiniões, sim, é muito comum pessoas utilizarem desta ferramenta para disseminarem uma ideia.

E foi exatamente por essa capacidade que o blog possui, que as empresas notaram o seu potencial, e passaram a utilizá-lo para atingir o público-alvo. Captou a ideia? ?


Já tenho um site institucional, não preciso de um blog!

Você pode estar pensando: Não preciso de blog, meu site institucional é bem elaborado e possui até um SAC, com telefone, e-mail e APPs para contato!

Bom, um blog é muito mais que isso, ele não vai falar apenas da marca, produtos ou serviços, ele irá fornecer conteúdo relevante para o seu público-alvo, fazendo com que ele passe a confiar na sua marca para solucionar seus problemas e suprir seus anseios.

O conteúdo do blog não é pensado para promover a marca ou produtos, mas sim para suprir uma necessidade do público, de acordo com a fase em que ele se encontra na jornada de compra:

Aprendizado e Descoberta: vamos usar como exemplo uma agência de viagem, então nesta primeira fase, onde o público ainda não identificou que tem uma necessidade ou problema, um bom texto abordaria por exemplo: 20 lugares para você conhecer antes dos 30. Esse tema iria causar uma urgência em quem lesse, se o público-alvo forem pessoas jovens caberia perfeitamente, e os levaria à pensar nas viagens que ainda não fizeram, e na possibilidade de fazerem.

Reconhecimento do Problema: nesta etapa, o público já identificou que tem uma necessidade ou problema, mas ainda não se aprofundou muito no assunto, então não sabe ainda como resolvê-la, um bom tema para postagem seria por exemplo: Como poupar dinheiro para a sua viagem dos sonhos! Você apresentou uma solução para um problema, seu público-alvo quer viajar, mas um dos grandes motivos da não realização deste desejo é a falta de dinheiro, portanto dicas de como se organizar e poupar, seriam muito bem vindas.

Consideração da Solução: Aqui seu público-alvo já está convencido de que possui um desejo ou problema, e já pesquisou sobre o assunto, porém ainda não decidiu onde e como irá solucionar, dentro do nosso exemplo, um tema interessante seria: Viajar por conta própria ou por uma agência? Aqui seria apresentado uma paralelo honesto das vantagens de cada um, e já seria relevante convidar o público a conhecer melhor a agência, seja numa visita presencial sem compromisso, ou uma simulação online.

Decisão de Compra: a intensão do blog não é falar diretamente sobre a marca ou produto, como nesta fase o público está em fase de decisão, o mais acertado seria falar sobre as vantagens que uma agência de viagens oferece, por exemplo: Vai fazer uma viagem internacional, saiba quais documentos irá precisar! Ao final citaria os serviços que a agência oferece para facilitar a parte burocrática da viagem, e garantir que tudo seja seguro e com menos imprevistos possíveis, mais uma vez convidando o público a conhecer o site da agência ou a fazer uma visita pessoalmente.

Não seja apenas mais um!

Uma das grandes preocupações em relação ao blog é quanto à qualidade do conteúdo, e em como fazer com que o público-alvo tenha interesse por ele, afinal são publicados diariamente milhares de textos.

Para ser notado pelo público-alvo é preciso falar aquilo que eles querem ou precisam ouvir, por isso conhecer a fundo o público que quer atingir é fundamental.

Outra coisa importante, é lembrar que apesar do blog ser uma plataforma própria para a publicação de textos, você também poderá utilizar recursos como imagens e vídeos para tornar a publicação mais interessante.

Não se esqueça, que a diretriz sobre qual o tipo de conteúdo deverá publicar, será sempre a jornada de compra, cada conteúdo deve ser direcionado propositalmente para uma etapa, incentivando sempre o público a passar para a próxima etapa até à realização da compra.

E mesmo depois que o público se tornou cliente, o blog é uma ótima ferramenta para fidelização, um canal aberto para a comunicação, onde você pode expor um tema relevante, e seu cliente pode se manifestar e interagir diretamente com você!


Vou aumentar minhas vendas com o blog?

A resposta é, SIM! Se você realizar um planejamento para as publicações, oferecer conteúdo relevante para o público-alvo, certamente você irá obter resultados favoráveis.

Este conteúdo pode ser útil: Marketing de Conteúdo: Eduque o Seu Cliente a Comprar de Você

Pense da seguinte forma: seu conteúdo pode chegar à pessoas que antes não conheciam sua marca ou produtos, e se ela for atraída e cativada da forma correta, a consequência será a conquista dela como cliente.

O blog pode ser uma ferramenta poderosa para alavancar suas vendas e fidelizar clientes, pode até levar um tempo, porém se usado da forma correta renderá bons resultados, além de oferecer um ótimo custo benefício, pois o investimento é baixo.

O Inbound Marketing sempre será um opção inteligente na hora de conquistar clientes, pois coloca em evidência a sua marca mesmo não falando sobre ela diretamente!

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